IDEB Ibiraiaras - 2009

No mês de julho de 2010, foi divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O IDEB é calculado através da nota da Prova Brasil (aplicada aos alunos de 4ª e 8ª séries) e das taxas de aprovação, reprovação, evasão escolar e distorção idade-série (informadas no Educacenso).

A cada dois anos o IDEB é calculado e o objetivo é que em 2010 o Brasil atinja a média 6.0.
Em Ibiraiaras foram avaliadas as Escolas Municipais João Dal Piva e Octacílio Gris e a Escola Estadual Antônio Stella.
A nível municipal, ultrapassamos a mata projetada para 2009 que seria 4.9, sendo que nossas escolas obtiveram média 5.6 (Escola Octacílio Gris) e 5.8 (Escola João Dal Piva).

A seguir quadro dos resultados das Escolas Municipais:


(clique para ver maior)

A Caravana RGE está chegando em Ibiraiaras!

Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE) apresenta um novo projeto para a comunidade gaúcha. É o Caravana RGE - Educando para a Eficiência, uma ação educativa envolvendo arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento, experimento, concurso educativo e interatividade com o público.

Esse grande projeto foi concebido com o objetivo de estimular uma mudança de comportamento através da tomada de consciência pela vivência. Experimentar, criar uma identificação, viver essa nova realidade para despertar o desejo de fazer parte desta construção. Orientar os consumidores a uma mudança de atitude para o consumo responsável e seguro energia. Mostrar que as ações certas podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, como apagar uma lâmpada ao sair da sala, diminuir o tempo no banho ou desligar a TV antes de pegar no sono.

A implantação deste Projeto Educativo ocorrerá através de um ciclo de ações a serem desenvolvidas junto às escolas e à comunidade.

Professores do município estarão participando de seminários nesta quinta-feira dia 15 julho de 2010 em Vacaria-RS, no qual será apresentada a proposta pedagógica, o calendário de apresentações por cidade, a dinâmica do Concurso Educativo e o Site, além da entrega do Material Didático e a vivência da Arena Cênica em primeira mão. Os professores também terão oportunidade de participar de oficinas para se instrumentalizarem em educação para eficiência energética, meio ambiente, uso seguro de energia elétrica e sustentabilidade na sala de aula com fornecimento de certificado de participação.

Para o Mês de Agosto a Caravana RGE traz a Ibiraiaras ônibus palco, carreta palco, espaço infantil, túnel inflável e 600 cadeiras em uma arena cênica para os espectadores desfrutar da apresentação pública e gratuita do Projeto. Neste ambiente, serão oferecidos aos alunos, educadores e comunidade momentos lúdicos de vivência interativa e troca de experiências. Será apresentado o Espetáculo Teatral, oportunizado o contato com experimentos científicos no Túnel do Conhecimento e, no Espaço Infantil, os alunos poderão desenvolver atividades de pintura e jogos dentro da temática da eficiência energética e sustentabilidade. Haverá também adaptação para pessoas com deficiência.
Para saber mais acesse o site: http://www.caravanarge.com.br/
Fonte: SMEC

Escola Benito V. Martinelli abraça a esportividade

Com espírito esportivo e em clima de Copa do Mundo, A Escola Municipal de Educação Infantil Benito Victorio Martinelli realizou no dia 07 de junho de 2010 a Copinha de Integração, um circuito onde professores e crianças realizaram várias atividades físicas, como cabo de guerra, chute ao gol e caminho com obstáculos.
As crianças e professores participaram com alegria e entusiasmo demonstrando o verdadeiro espírito esportivo, valorizando a coletividade e o respeito, divergindo da normalidade do dia a dia.

XXV Noite Italiana de Ibiraiaras

O CPM da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Stella promove a XXV Noite Italiana e tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Excelentíssima família para participar desse evento, que será realizada no dia 10 de julho de 2010, com a seguinte programação:

20 h e 30 min: Abertura oficial no Salão Paroquial.
Animação: Musical Encantado.

Cardápio: Leitão assado, polenta, radice cotti, queijo, salame, morcela branca, queijo de porco, massa, galeto, cuca, grostoli, fregolá, saladas e vinho nas pipas.

Venda de Ingresso nos seguintes locais:

Escola: (54) 33551171
Sicredi: (54) 33559200
Sorveteria Grando: (54) 33551231
Radio Cacique: (54)33551788

INGRESSOS LIMITADOS

Escola Octacílio Gris em ritmo de Copa!

A Copa do Mundo é um momento histórico, mágico e indescritível. Torcemos juntos pela nossa seleção, nos emocionamos, nos alegramos e sentimos a tristeza de não chegarmos ao final. Mas ficaremos na torcida para 2014 onde sediaremos a Copa do Mundo. Com este intuito, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Gris realizou a Copinha dia 03 de junho de 2010.
Foram realizadas diversas atividades durante o dia. Inicialmente os alunos do 4º ano fizeram a abertura com a música tema da Copa e os alunos do 3º ano apresentaram uma dança. Em seguida, foi realizado o Circuito Escolar com 10 baterias, Gincana recreativa, almoço e futsal durante a tarde. No final, houve entrega de medalhas, balas e pirulitos.
Marcaram presença no evento Senhor Prefeito Municipal Ferdinando Dallagnol, Secretario Municipal de Educação Aristeu Lunelli, Vereador Alexandre Zwistes, Coordenadora pedagógica Roselaine P. Tonin e a Coordenadora do transporte Leine R. D. Bonatto.
O dia foi um sucesso!
Fonte: Direção Escola Octacílio Gris

Incentivando a Leitura

Pensando no desenvolvimento global dos educandos a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, implantou no ano de 2010 o projeto “Incentivando a Leitura” para o Ensino Fundamental do Município.
O projeto tem por objetivo conscientizar os alunos da importância que a leitura tem no desenvolvimento intelectual e cultural, na busca do conhecimento e na preparação do ser humano para a realização pessoal e profissional.
Nesse sentido, são disponibilizadas aos alunos sacolas personalizadas, as quais circulam nas escolas com livros da Biblioteca Municipal Érico Verissimo, para que sejam mais um suporte aos professores além dos já existentes.
Fonte:SMEC

Ensinar, compromisso de todos

Com o tema educação, uma tarefa de todos, foi realizado no Clube União de Ibiraiaras, no dia 30 de junho, um evento que vem ao encontro das necessidades do entorno escolar.
Estiveram presentes no clube, cerca de 500 pessoas, entre elas, pais e educadores das Escolas Antônio Stella, João Dal Piva, Benito V. Martinelli, APAE e Turma do Disney.
Na abertura, o Secretário Municipal de Educação Aristeu Lunelli, destacou a importância de todos estarem cientes de que a educação não é papel somente da escola e sim de todos.
O tema proposto está relacionado há vários aspectos que devem ser dialogados entre a escola e os pais, como a falta de limites, agressão em todos os sentidos, a diferença entre educar e ensinar, o papel dos pais e da escola no processo da formação.
De acordo com a psicóloga educacional que conduziu este trabalho, Marilise Brockstedi Lech, o ser humano antes mesmo de nascer já educa, pois na medida em que o casal decide ter um filho, procura tornar uma ambiente adequado para este ser vir ao mundo. “Este é o ideal, mas não devemos esquecer que estamos num mundo onde estrutura familiar é bem diferente do que há 20 anos atrás”, justificou Marilise.
Ainda foram destacadas as mudanças que vem ocorrendo no mundo moderno, desde a revolução industrial até os dias de hoje. Atualmente estamos vivendo as conseqüências da evolução tecnológicas, precisamos já despertar em nós mesmos a revolução da consciência humana. “É através da educação cooperativa, que esta transformação irá ocorrer, educar com sentido de cooperar, onde todos tem um fatia de responsabilidade em tornar o aluno, o filho mais crítico e cidadão” alertou ela.
Ainda foram apontados alguns motivos psicológicos que levam os alunos a cometer o Bulling (comportamento de caráter agressivo) em sala de aula. Entre eles, a profissional lembrou que a agressão sempre existiu, mas hoje a sociedade está vivendo conflito de identidade, precisamos urgente resgatar a família. Na escola o respeito a si mesmo e ao próximo. “Os valores estão cada vez se perdendo. É o momento de resgatá-los, e o programa A União Faz a Vida, vem ao encontro, como importante ferramenta para o educador e demais pais”, justificou a educadora.
Para finalizar, a palestrante refletiu sobre a responsabilidade que dada um tem no sentido de preparar às crianças para o mundo. Caberá agora dividir o fardo e todos assumir um pouquinho a sua parte. “muitas vezes perguntamos que mundo será deixado para os nossos filhos, caberá também a nós refletirmos que filhos estamos deixando para este mundo”, destacou.
Após a direção das escolas fizeram a entrega de boletins dos alunos aos seus responsáveis.
Fonte: Folha de Ibiraiaras

Escola João Dal Piva realiza Copinha de Integração

A Escola Municipal João Dal Piva realizou no último sábado, dia três de junho, copinha de integração entre os alunos.
O evento esportivo aconteceu no Ginásio de Esportes Leomar Baréa e contou com a participação de Alunos e professores.
Em ritmo de copa do mundo, cada turma da escola representou um país.
Fonte: Folha de Ibiraiaras

Escola Benito V. Martinelli realizou festa junina

No dia 23 de junho, quarta feira, a Escola Municipal de Educação Infantil Benito Victorio Martinelli realizou a tradicional festa junina em comemoração a São João.
O evento aconteceu no Clube União às 19 horas e 30 minutos e contou com a presença de toda a tomunidade escolar, bem como convidados.

Após o casamento caipira e apresentações dos alunos, aconteceu confraternização.
Fonte: Folha de Ibiraiaras