Programações da Semana da Pátria 2010 - Ibiraiaras


Tema Nacional: Amazônia: Patrimônio Brasileiro.

Tema Estadual: APAE/RS: Conquistando caminhos para ser e conviver.

Tema Municipal: Vivendo as diferenças.


01/09/2010 – Quarta-feira

08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, Brigada Militar, Inspetoria Veterinária, Banrisul, Bairro Popular, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

10:00 horas – Compromisso à Bandeira pelos Jovens Cidadãos da classe de 1992 e anteriores, no altar da Pátria.

16:30 horas – Arriamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, E.M.E.I. Benito V. Martinelli, Rotary, CDL, Bloco Carnavalesco Erva Daninha, Bairro Santo Isidoro, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.


02/09/2010 – Quinta-feira

08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, APAE, Bairro Bela Vista, Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

16:30 horas – Arriamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, APAE, E.M.E.F. Zulmiro Zanin, Bloco Carnavalesco Curva de Rio, Corsan, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.


03/09/2010 – Sexta-feira

08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, CORREIOS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

16:30 horas – Arriamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, Escola de Educação Infantil Turma do Disney, COMDICA, Câmara de Vereadores, Delegacia de Polícia, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.


04/09/2010 – Sábado

08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo do CTG Sinuelo do Rio Grande, COOPIBI, Rádio Nativa FM, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

16:30 horas – Arriamento dos Pavilhões a cargo do SISMI, Grupo Amigos da Melhor Idade, Infância Missionária, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.


05/07/2010 – Domingo

08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo do Lions Clube, Leo Clube, CTG Fogo de Chão, Grupos de 3ª Idade, Vereadores Municipais, AIF, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

16:30 horas – Arriamento dos Pavilhões a cargo do Clube União, Bloco Carnavalesco Spiga, Bairro dos Motoristas, Vereadores Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.


06/09/2010 – Segunda-feira
08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, E.M.E.F. Octacílio Gris, SICREDI, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

16:30 horas – Arriamento dos Pavilhões a cargo da E.M.E.F. João Dal Piva, E.E.E.M. Antônio Stella, CREHNOR, EMATER, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.


07/09/2010 – Terça-feira
08:00 horas – Hasteamento dos Pavilhões a cargo do Poder Executivo, Poder Legislativo, Hospital Municipal São José, Entidades Civis, Militares, Religiosas e Tradicionalistas, Bairro São José, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretarias Municipais, Assistência Social, CMD, Funcionários Públicos e Autoridades Municipais.

13:30 horas – Apresentações Artísticas-culturais a cargo das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e Banda Municipal
- Corrida dos Campeões a cargo do Leo Clube.

LOCAL: Centro Esportivo Leomar Baréa.

Capacitação de Merendeiras e Funcionárias

Através do programa “A União Faz a Vida”, a nutricionista Luciani Tibola e a Psicóliga Heloisa Adriana Piva promoveram encontro com merendeiras e funcionárias de escolas Municipais e Estaduais, no dia 13 de agosto de 2010, na câmara de Vereadores. Na oportunidade explanaram sobre habilidades nas relações interpessoais, incentivando o diálogo e a cooperação mútua no ambiente de trabalho.

Educação Tarefa de Todos

Com o tema “Educação Tarefa de Todos”, a psicóloga Marilise Brockstedt Lech, através do Programa “A União Faz a Vida”, esteve realizando palestra para os pais e professores da Escola Octacílio Gris, no dia 12 de agosto de 2010.

Iniciando com uma emocionante apresentação dos alunos, Marilise ressaltou aos pais sobre a importância do amar e educar os filhos, com limites e responsabilidades, enfatizou ainda que Educação é responsabilidade de toda sociedade, voltando-se a busca do “ser” e não do “ter”.

Projeto Gincana Estudantil mobiliza Escola Octacílio Gris

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a

conviver e aprender a ser.


JUSTIFICATIVA

Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, viemos propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, alunos e direção, alunos

e pais, alunos e funcionários, alunos e sociedade promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem.

O desenvolvimento da Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades escolares.

Ao analisar o quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a auto-estima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.

Desta forma ratificamos a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

OBJETIVO GERAL

Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Perceber a importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;

Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;

Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar e familiar;

Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.

Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.

METODOLOGIA

Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;

Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;

Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.


PÚBLICO ALVO

Alunos da primeira a oitava série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Gris. (os alunos foram divididos em nove equipes, onde em cada equipe tem alunos de todas as séries).


AVALIAÇÃO

A avaliação constituirá num processo de feedback, analisando a participação, desenvolvimento, comportamento, trabalho em equipe, ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de atitudes dos envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos


ATIVIDADES

· Adivinhas; · Paródia; · Música; · Pular corda; · Pesquisa; · Desafio matemático; · Cabo de guerra; · Soletrando; · Provas relâmpagos.


DURAÇÃO

13 de julho a 1º de setembro de 2010.

OBS: No encerramento culminando com o Festival de Dança.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Anamaria P. Lorenzzet, Clair Genari, Ceni Dala Giacomassa Tonin, Erlane Pietta, Geana Capellari, Katiane Puerari, Marlene Maschio, Vanda Z. Piva, Zélide Pretto Sgarbossa

OBS: Somente participam da comissão organizadora as professoras que não tem filhos na escola.

RECURSOS HUMANOS

Direção, professores.

Fonte: Direção da Escola Octacílio

Fotos Caravana RGE em Ibiraiaras









A tão aguardada caravana RGE Chega a Ibiraiaras e traz um mundo de informações e alegria para as nove escolas ibiraiarenses, na sequencia fotos do dia 06 de agosto de 2010.

Jornal Interativo Octaciliense

Em sua 2ª edição, alunos e professores da Escola Municipal Octacílio Gris, publicaram o Jornal Interativo Octaciliense, uma reunião de matérias, textos, poemas, desenhos e recados relacionados às atividades do ano letivo corrente. O jornal é disponibilizado aos alunos e a comunidade em torno da escola. Parabenizamos aos alunos e envolvidos por essa belíssima iniciativa.

Escola João Dal Piva desenvolve novas propostas em 2010

Realização de atividades de motivação no início do ano letivo
Círculo de Pais e Mestres (CPM), direção, professores, funcionários da Escola João Dal Piva e SMEC promovem um momento motivacional no início do ano letivo com a participação do frei Cleonir Dalbosco, de Caxias do Sul, através de dinâmicas e reflexão do valor do estudo na vida escolar, no turno da manhã.
No turno da tarde tivemos a participação de Elaine Bussoloto coordenando um teatro infantil para alegrar os alunos de pré-escola à 4ª série e tornando um ambiente mais agradável, através de tatuagens feitas por ela e seu grupo.
“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

Resgate de Valores

E.M.E.F. João Dal Piva inicia suas atividades engajada no tema gerador: “Resgatando limites na escola, família e sociedade”.
É impossível trabalhar a autonomia da escola sem criar as possibilidades, impor os limites e oferecer as condições necessárias para se obter sucesso no desenvolvimento do cotidiano escolar e educacional.
Esta idéia coincide com o ser humano, o homem precisa buscar sua própria identidade e formar seu caráter.
O teatro na escola também repassa valores, supera desafios, oferece uma alternativa de ensino, trabalhando individual e em grupo, respeitando a individualidade de cada um.
Outro fator importante nas séries iniciais é o “brincar” que é o parâmetro para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence.
Os alunos da 8ª série coordenados pela professora Rosecler estão desenvolvendo um projeto sobre liberdade que se estenderá até o final do ano letivo. Cada qual confeccionou um símbolo de liberdade formulando conceitos com respostas amplas e independentes, sendo realizada entrevistas a diversos segmentos da sociedade.
A turma decidiu usar melhor sua liberdade, valorizar momentos de estudo, ter mais concentração em sala de aula, abrir mão de atitudes, para alcançar metas necessárias em construção de sua autonomia.
Para ampliar o nosso projeto a psicóloga Adriana está desenvolvendo palestras sobre valores aos alunos e também estão tendo atendimento individual, conforme a necessidade de cada aluno. A escola oferece livros sobre limites para leitura de pais e professores.
Nosso objetivo é conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação de uma criança quando se prioriza os “limites” começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta onde juntos construiremos um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.

4ª séries A e B comemoram o dia do Meio Ambiente

Em homenagem a semana do Meio Ambiente, os alunos das 4ª séries A e B, da E. M. E. F. João Dal Piva, coordenados pelas professoras Raquel e Kátia, realizaram uma atividade de conscientização social, através de placas com dicas de preservação fixadas na praça da cidade.
Fonte: Direção da Escola João D. Piva

Caravana RGE está chegando a Ibiraiaras

No dia 15 de Julho, Ibiraiaras esteve participando do “Seminário de Educação Caravana RGE – Região Campos de Cima da Serra”, no município de Vacaria. O seminário, que contou com a participação dos municípios de Antonio Prado, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Paim Filho, Sananduva, Vacaria e Ibiraiaras, buscou apresentar o projeto “Caravana RGE – Educando para a eficiência”. Além disso, também foi apresentada, a ação pedagógica do projeto, seu calendário e concursos educativos. Participaram das atividades, professores das redes estadual e municipal de Ibiraiaras, APAE, Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC e Secretário Municipal de Educação.
A Caravana RGE – Educando para a Eficiência estará em Ibiraiaras neste dia seis de Agosto, próxima Sexta-Feira, no Centro Esportivo Municipal Leomar Baréa. Na ocasião, será oportunizada uma ação educativa gratuita, envolvendo arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento, experimento, concurso educativo e interatividade com a comunidade.
Fonte: Folha de Ibiraiaras