Zulmiro Zanin recebe jogos pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu novos jogos pedagógicos para a Escola Municipal Zulmiro Zanin, entre eles quebra-cabeças, jogo da memória, resta um e bingo de palavras.
Os alunos demonstraram grande interesse ao receber os jogos, poderão utilizá-los em atividades escolares propostas pelos professores, transformando a brincadeira em aprendizado.

Escola Zulmiro Zanin em visita de estudos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmiro Zanin realizou visita a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores no dia 5 de agosto, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos.
Nesse dia tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores, foram recebidos pelos funcionários que explicaram suas funções, pelo prefeito que explanou sobre a administração e o secretário de educação e cultura que falou sobre a importância da educação, o bom desempenho na escola e as funções da Secretaria.
Após a visita ao Prédio Municipal, os alunos participaram do arriamento dos pavilhões no altar da Pátria.

Escola João Dal Piva resgata as tradições gaúchas

A Semana Farroupilha não comemora apenas a coragem dos Farrapos, comemora o orgulho de um povo que sempre lutou por seus ideais.
O gaúcho se originou nas fronteiras da Argentina e do Uruguai com o sul do Brasil, sendo produto da miscigenação de índios com luso-brasileiros e espanhóis. As pilchas que conhecemos atualmente são o resultado de séculos de cruzamentos entre influências culturais de imigrantes e colonizadores.
Um legítimo gaúcho a gente conhece pela bombacha, pelo chapéu, pelo chimarrão e, acima de tudo, pela dedicação.

A Escola João Dal Piva na Semana Farroupilha realizou várias programações envolvendo alunos, professores, funcionárias, pais e comunidade em geral, onde resgatou a cultura gaúcha.
Direção da Escola João Dal Piva







Dia do Estudante - 11 de agosto

Escola João Dal Piva e SMEC parabenizam os estudantes pelo sou dia!

“Estudar é como conhecer mundos diferentes
Tempo de novidade a cada dia
Tempo de alegria a cada hora
Tempo de se preparar para a vida.”

A direção, professores, CPM, Conselho Escolar e funcionárias, com o apoio da SMEC homenagearam os estudantes da E.M.E.F. João Dal Piva na passagem de seu dia com diversas atrações: Sorteio de brindes ofertados pelos professores e colaboração do Grêmio Estudantil, animação musical “Moacir Mezzomo”, lanche especial “torta preparada pelas próprias merendeiras da escola, e ao final os estudantes participaram no ginásio Leomar Baréa da Caravana da RGE.



Direção da Escola João Dal Piva

XIX CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL DE IBIRAIARAS

Com o objetivo de divulgar, valorizar e preservar a cultura e a história do povo Gaúcho, Ibiraiaras realizou a XIX Cavalgada da Integração Regional.

Neste ano os cavalarianos saíram do Memorial José Mendes, em Esmeralda, no dia 11 de setembro, onde receberam uma centelha da Chama Crioula e participaram da Solenidade da 8ª Região Tradicionalista em homenagem ao Sr. Irineu Nery da Luz.

Passaram por Capão Bonito do Sul, Encruzilhada São Sebastião, Barretos, Fátima dos Candeias (Lagoa Vermelha), São Judas (Lagoa Vermelha), São Luis (Ibiraiaras) onde foram recepcionados pela E.M.E.F. Octacílio Gris, com apresentações dos alunos, e chegaram em Ibiraiaras no dia 14 de setembro, às 11 horas.

Foram recepcionados pelas autoridades, alunos das escolas municipais e estaduais, CTG Fogo de Chão e comunidade em geral, com homenagens artísticas aos cavalarianos, enfatizando as festividades da Semana Farroupilha.

Ressaltamos a participação de crianças e adolescentes que por onde passaram, fizeram apresentações de gaita, violão e declamação de poesias, demonstrando organização, disciplina e respeito à cultura gaúcha.

Cavalgada de Caseiros é recepcionada por Ibiraiaras

No dia 13 de setembro de 2010 a V Cavalgada Farroupilha do Município de Caseiros juntamente com Associação Cultural e Campeira Amigos do Arreio, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Tiveram o Município de Ibiraiaras como roteiro, onde foram recepcionados pela autoridades e funcionários públicos em frente à Prefeitura Municipal, trazendo na garupa a centelha da Chama Crioula recolhida no Memorial Irmãos Bertussi, a qual foi entregue ao prefeito municipal Ferdinando Dallagnol.
Os cavalarianos receberam homenagens e uma lembrança por representar com bravura seu tradicionalismo, cultuando os costumes do povo gaúcho.


Festival de Danças da Escola Octacílio Gris

No dia 3 de setembro de 2010, nas dependências da E.M.E.F. Octacílio Gris, aconteceu encerramento da Gincana Estudantil, que transcorria desde 13 de julho do corrente ano em homenagem ao Dia do Estudante, e o 12º Festival de Dança.
Tanto a Gincana Estudantil quanto o Festival de Dança, buscam resgatar os valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Direção da Escola Octacílio Gris





XIX CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL - 2010

Programação:

11/09/2010 – Sábado

09:30 horas - Início da XIX Cavalgada com saída do Memorial José Mendes, rumo a Esmeralda.
11:00 horas – Solenidade da 8ª Região Tradicionalista em homenagem ao Sr. Irineu Nery da Luz com entrega da Chama Crioula, na cidade de Esmeralda.
12:00 horas – Almoço na cidade de Esmeralda.
13:00 horas – Saída da Cavalgada rumo a Capão Bonito do Sul.
20:00 horas – Jantar e Pousada no Parque Municipal de Capão Bonito do Sul.

12/09/2010 – Domingo

08:30 horas – Saída de Capão Bonito do Sul.
12:00 horas – Almoço na Encruzilhada de São Sebastião.
17:00 horas – Chegada na Estância Santa Lúcia na propriedade do senhor Danilo Barreto da Costa.
20:00 horas – Jantar e Pousada na Estância Santa Lúcia.

13/09/2010 – Segunda - feira

08:30 horas – Saída rumo a Barretos e Nossa Senhora de Fátima.
12:00 horas – Almoço em São Judas, na propriedade de Laudir Teles (Neco).
17:00 horas – Comunidade São Luiz e propriedade de Almir Faraon.
20:00 horas – Jantar e Pousada na Comunidade de São Luiz – Ibiraiaras.
14/09/2010 – Terça - feira

08:30 horas – Saída rumo a Ibiraiaras
10:00 horas – Chegada da Cavalgada, no Altar da Pátria, com recepção pelas Autoridades Municipais, escolas, entidades e público em geral com entrega de troféus e certificados aos participantes da XIX Cavalgada.
12:00 horas – Almoço para os participantes da cavalgada, convidados e autoridades na sede do SISMI

Coordenadores da XIX Cavalgada:
Almir Faraon – Piquete Pelego Preto
João Carlos dos Santos – CTG Fogo de Chão

SEMANA FARROUPILHA 2010

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA 2010:

12/09/2010 – Domingo
19:30 – Abertura da Semana Farroupilha de Ibiraiaras.
20:00 – Jantar Campeiro e Apresentações Artísticas e Culturais (Prom. CPM, Conselho Escolar, E.M.E.F. João Dal Piva).
21:00 – Show Cultural com Clóvis Mendes e Os Balseiros. Local: Salão Paroquial

13/09/2010 – Segunda-feira
20:00 – Jantar Campeiro com apresentações culturais e artísticas, a cargo do CTG Fogo de Chão, Zadezatti, Ediza, COBIG e convidados.
Local: Salão Paroquial.

14/09/2010 – Terça-feira
20:00 – Jantar Campeiro com apresentações culturais e artísticas, a cargo da Brigada Militar, CTG Sinuelo do Rio Grande, Consepro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Diretoria da Comunidade São Pio X e convidados. Local: Salão Paroquial.

15/09/2010 – Quarta-feira
20:00 – Jantar Campeiro com apresentações culturais e artísticas, a cargo do Banco do Brasil e convidados. Local: Salão Paroquial.

16/09/2010 – Quinta-feira
20:00 – Jantar Campeiro com apresentações culturais e artísticas, a cargo da Sicredi, Coopibi e convidados. Local: Salão Paroquial.

17/09/2010 – Sexta-feira
20:00 – Jantar Campeiro com apresentações culturais e artísticas, a cargo do Banrisul, SISMI, Curva de Rio e convidados. Local: Salão Paroquial.

18/09/2010 – Sábado
20:00 – Jantar Campeiro, Apresentações Artísticas e Culturais e Show. (Prom. CPM, Conselho Escolar, E.M.E.F. Octacílio Gris). Animação: Grupo Compasso. Local: Ginásio de São Luiz.

19/09/2010 – Domingo
22:00 – Apresentações Artísticas e Culturais, Show e Baile Farroupilha. Animação: Grupo Manotaço. Prom: CTG Fogo de Chão e Clube União. Local: Clube União.

20/09/2010 – Segunda-feira
10:00 – Torneio de Laço – Local: Parque Vicente Pomatti.
12:00 – Churrasco.
13:30 – Continuação do Torneio de Laço, mateada e apresentações artísticas e culturais em homenagem ao Dia do Gaúcho, a cargo dos CTGs e Piquetes, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Escolas e comunidade em geral. Patrocínio da Prefeitura Municipal.

Ibiraiaras Homenageia a Pátria

Durante toda a Semana da Pátria a comunidade de Ibiraiaras, a convite da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mobilizou-se para o hasteamento e arriamento dos pavilhões.


Neste ano os temas trabalhados foram:
Nacional: Amazônia: Patrimônio Brasileiro
Estadual: APAE/RS: conquistando caminhos para ser e conviver
Municipal: Vivendo as Diferenças!

No dia 03 de Setembro os Jovens da classe de 1992 fizeram o juramento a Bandeira.
No dia 7 de setembro, à tarde, o Centro Esportivo Leomar Barea recebeu um elevado número de pessoas que prestigiavam belíssimas apresentações artísticas-culturais.
A Banda Municipal deu abertura às apresentações e na sequência a Escola de Educação Especial Bem-Me-Quer (APAE); Escola Municipal de Educação Infantil Benito Victorio Martineli, Escola Estadual Indígena Monte Caseros; Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmiro Zanin; Escola Municipal de Ensino Fundamental João Dal Piva; Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Aleixo; Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Gris; Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Stella e para finalizar a apresentação do Grupo Curumin, do Projeto Para Educar é preciso Amar.
Após as apresentações o Leo Clube Realizou a Tradicional Corrida dos Campeões.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece a participação de todos que realizaram e prestigiaram as atividades da semana da pátria.