Circuito das Águas

Com o lema “Para que preservar MEIO AMBIENTE, se precisamos dele INTEIRO?”, a Cáritas Paroquial São José – Ibiraiaras junto com a SMEC e seus apoiadores desenvolveram o projeto “Circuito das Águas” durante os dias 13 a 16 de junho.
Foi um trabalho voltado à Educação Ambiental, com o objetivo de envolver profissionais, professores, organizações, entidades locais e alunos das escolas do município, comprometidos com a temática ambiental.
Durante toda a semana aconteceram oficinas de campo na Propriedade de Ivo, Vagner, Iracy e Almerino Baldasso e João Puerari, na comunidade São Pio X, onde fica uma das nascentes do rio Mormaço.
As oficinas foram ministradas pelos profissionais/técnicos da Emater, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em que cada participante recebeu uma muda de árvore nativa instigando-os à preservação.



SMEC promove reunião de Diretores e Coordenadores das escolas Municipais

No dia 09 de junho de 2011 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura reuniu-se com diretores e coordenadores das escolas municipais, a fim de tratar assuntos relacionados ao andamento do ano letivo. Em pauta, foram analisadas atividades e projetos culturais já realizados, entre outros assuntos.
Na oportunidade Gessi Bonês e Vilse Vidales representantes da Cáritas Paroquial, explanaram sobre o Projeto “Circuito das Águas”, o qual contemplará os alunos de 5º a 8º séries, no mês de Junho, com oficinas realizadas junto a nascentes dos principais rios de Ibiraiaras, com o objetivo de incentivar a preservação do Meio Ambiente.

Cinema na família

Durante a semana em comemoração ao aniversário do Município, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionou aos casais Ibiraiarenses, momentos de Cultura e lazer ao assistir o belíssimo filme “À Prova de fogo”, em três sessões, no dia 24 de maio na Comunidade de São Luiz, No dia 25 no distrito de São Sebastião e no dia 26 no Clube União de Ibiraiaras. Houve grande participação do público, os quais prestigiaram e aprovaram o enredo que enfatizava o dia a dia da vida de um casal e oportunizava momentos de reflexão, drama, afetividade e descontração.

Reinicia Curso de Inclusão Digital

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Prefeitura Municipal oferece aos munícipes curso gratuito de informática. Este ano as aulas tiveram início no mês de abril e são ministradas pelos instrutores Catiane Bortoli e Kivair Massoti, em dois locais, na biblioteca Pública Municipal Erico Veríssimo e no Telecentro, situado no Centro Social Severino Fabris. O curso contempla dois níveis, iniciante e avançado e conta com um grande número de alunos.

Além do curso de Informática, o Telecentro também oferece horários de pesquisa a Internet, estudos e digitação, liberado para toda a população ibiraiarense.

Censo Escolar

Começa a 1ª etapa do censo escolar 2011.
O censo escolar é uma pesquisa que tem por objetivo fazer um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no país. Conta com o trabalho de coleta de informações e vínculos de Escolas, alunos, turmas e professores de cada entidade escolar dos municípios, serve de base para o repasse de verbas como PNAE (Alimentação escolar), PDDE (dinheiro Direto na escola) PNAT e PEAT (Transporte Escolar).

Formação de Professores

No dia 1º de junho de 2011 no anfiteatro da Escola Estadual Antônio Stella, reuniram-se professores participantes do programa “A União Faz a Vida” da região, os quais atendem alunos de pré-escola, primeiros e segundos anos, debatendo assuntos, práticas e propostas de alfabetização referentes às séries iniciais. Após a abertura e pronunciamentos das autoridades o encontro foi ministrado pela Professora Armgard Lutz da Universidade UNIJUÍ.

Conselho de Classe e planejamento

No dia 31 de maio encerrou-se o 1º trimestre do ano letivo de 2011 das escolas municipais de Ibiraiaras, as quais realizaram conselho de classe e planejamento do próximo trimestre. Pensando na melhoria do ensino professores, diretores e coordenadores reuniram-se juntamente com a Secretaria Municipal de Educação para debater situações e necessidades da educação, projetando-se para um melhor atendimento aos educandos, proporcionando-lhes desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral, enfatizando sempre a importância em valorizar o ser humano como integrante de uma sociedade multicultural.
 Escola Benito V. Martinelli             Escola Zulmiro Zanin

Escola João Dal Piva

VII Edição dos Filós

Resgatando e vivenciando a cultura e a tradição de nossos antepassados, entre os meses de maio e junho as escolas Municipais Zulmiro, Octacílio Gris e João Dal Piva, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal, realizaram o VII Filó de integração cultural. As apresentações realizadas pelos alunos orientados pelos professores abrilhantaram e comoveram as pessoas presentes, chamando-as a relembrar os antigos serões realizados pelas famílias de descendestes de imigrantes italianos, enfatizando também outras etnias. Houve animação com o Musical JC o qual proporcionou momentos de nostalgia, diversão e dança junto a um maravilhoso jantar típico desse evento, com brodo, carne lessa, pão, cuca, e grostoli. A Secretaria de Educação e Cultura agradece aos organizadores e apoiadores por mais uma grandiosa festa.
VII Filó Escola Zulmiro Zanin


VII Filó Escola Octacílio Gris



 VII Filó Escola João Dal Piva

Feira do Livro e da Saúde

No dia 28 de maio realizou-se uma grande feira, a qual uniu saúde e educação em comemoração aos 25 anos do Município. A feira estendeu-se durante todo o dia e oportunizou aos presentes diversos momentos, salientando a importância da leitura no desenvolvimento intelectual do ser humano e enfatizando a conscientização em preservar a saúde.
Quem visitou a feira teve a oportunidade de apreciar os excelentes trabalhos desenvolvidos pelas escolas do município, os quais destacaram fatos históricos e culturais da formação étnica de Ibiraiaras, projetando-se para o futuro. Também oportunizou-se a visitação de livrarias, as quais disponibilizaram uma diversidade de livros para apreciação e aquisição.
No que se refere à saúde, diversos estandes expuseram e explanaram os trabalhos desenvolvidos em nosso município, salientando a prevenção. Foram feitos exames de tiragem sanguínea e teste de glicemia, avaliação nutricional, escovação dentária, entre outros trabalhos.
Na oportunidade artesãos de nosso município puderam expor seus trabalhos manuais, os quais podiam ser adquiridos ou simplesmente admirados.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com a Prefeitura Municipal recepcionou seus munícipes em um estande especial que disponibilizou a acervo histórico de fotografias antigas e edições do já extinto Jornal Arauto.






Dia do Desafio 2011

O dia 25 de maio foi marcado pelo dia do Desafio que mobilizou grande parte da população em nosso município. Este ano Ibiraiaras disputou com Indiana, cidade de São Paulo, conseguindo maior porcentagem 54,66% de participação da população contra 25,81%. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com a Prefeitura Municipal, agradece a participação de Escolas, entidades e de todos os munícipes que se empenharam em desenvolver atividades físicas oportunizando uma quebra de rotina, demonstrando assim a possibilidade de aumentar sua auto-estima de forma mais saudável.
 
Algumas atividades

 Entrega da Placa de Participação